INOVAÇÃO
Como os Museus podem se transformar em Impulsionadores da Inovação?
Primeiramente é importante compreender o que é a Inovação!
Segundo Tanner (2004 apud:Bisadi 2012:234, traduzido pela autora), “a inovação começa com uma necessidade que finalmente leva a uma ideia criativa; esta ideia criativa gera produto inovador na sequência ”
As palavras de Tanner respondem a questão inicial. O Modelo de Negócio Usina de Eureka irá estimular o compartilhamento de novas ideias do Público nos Museus e então proporcionar aos criadores a possibilidade de colocar a ideia em prática, ou seja, avaliar a sua viabilidade e depois disponibiliza-la em uma espécie de “vitrine de ideias”, impulsionando assim novos produtos, serviços, negócios que poderão ser inovadores para diversos atores, seguindo o Conceito do Open Innovation (Inovação Aberta).
É comum associar a palavra Inovação a alta tecnologia, pensamos sempre em uma viagem espacial; uma imagem de astronauta sempre vem a cabeça, mas estamos enganados!
O processo inovador está em todo movimento que gera a solução para um problema trazendo assim algo novo.
A título de exemplo, em visita a um Museu com uma coleção de objetos do Antigo Egito, o visitante poderá olhar um modelo de roupa utilizado na época e idealizar uma coleção de vestuário numa versão moderna, compondo estilos vistos no Museu. Tal eureka poderá eventualmente se transformar em um produto comercializável, gerando inovação e ganhos.
Este processo de descobertas e de encontro de soluções durante a visita ao Museu poderá gerar resultados em diversas áreas como meio ambiente, alimentação, utensílios de cozinha, objetos de decoração, arquitetura, desenho de joias, formas de transporte, jogos eletrônicos, materiais didáticos e muitos outros campos de atividade humanos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Bisadi, M., Mozaffar, F. and Hosseini, S. (2012). Future Research Centers: The Place of
Creativity and Innovation. Procedia – Social and Behavioral Sciences, 68, pp.232-
243.