EMPREENDEDORISMO

EMPREENDEDORISMO

USINA DE EUREKA E EMPREENDEDORISMO NOS MUSEUS. . .

O primeiro Museu que implementou o serviço integrado à instituição com uma
infraestrutura próxima, de fomento ao empreendedorismo, foi o New INC, sediado na
cidade de Nova York, Estados Unidos da América.

A incubadora conta com oito mil metros quadrados dedicados ao apoio, assessoria e desenvolvimento de novos negócios. Anualmente seleciona grupos de desenvolvedores e tem como base na seleção dos projetos, temas relacionados às práticas sustentáveis (New Inc,2019).

A instituição museológica New INC é encontrada na literatura sobre o tema, como
referência de implementação, como pode ser lido na publicação Museums as creative
incubators
(Russo,2015:23).

Ao reconhecer esta forma de explorar o ambiente do Museu para contribuir com a sociedade, o Modelo de Negócio, USINA DE EUREKA, assimilou em suas bases o apoio ao empreendedorismo em duas frentes:

1ª frente: ser um ponto de apoio para elaboração de novos negócios, oferecendo assessoria e apoio na busca por financiamentos e investimentos para desenvolvimento da ideia;

2ª frente: o Conceito Open Innovation permite que se crie um ambiente de pesquisa e desenvolvimento de ideias fora dos grandes muros empresariais e acadêmicos, colocando a disposição novas ideias que estarão ao alcance de pequenos e médios empreendedores. É comum que os pequenos e médios empreendedores tenham dificuldades em manter grupos de estudo para gerar inovação em suas atividades, desta forma, o Modelo de Negócio USINA DE EUREKA pretende ser uma “vitrine de ideias” apoiando os empreendedores na busca por ideias compartilhadas pelo público dos museus.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

NEW INC. (2019). Mission — NEW INC. [online] Disponível em: https://www.newinc.org/about. Acesso em 08 de janeiro de 2019.

Russo, A. (2015). Museums as creative incubators. Museum Communication: Practices
and Perpectives, 1(1), pp.22-25.