PROFISSIONAL
MARIANA RODRIGUES DE ALMEIDA ESPEL DE OLIVEIRA
MUSEÓLOGA – REGISTRO COREM 4R. 476 III
Mariana Espel de Oliveira, concluiu Mestrado em Museologia em novembro de 2019 na Universidade do Porto, Portugal.
Para conclusão do curso, desenvolveu o Projeto USINA DE EUREKA, que consiste em um modelo de negócio para museus. A marca USINA DE EUREKA, modelo de negócio para Museus, está registrada em nome da autora, no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual).
Para conhecer o trabalho “Usina de Eureka – Museus como impulsionadores da inovação” acesse o link www.usinaeureka.com.br.
A trajetória profissional e acadêmica se iniciou com o Bacharelado em Administração de Empresas, seguida por Especializações em Património Cultural e Museologia pela Universidade de Coimbra e em Ciência Política com ênfase em Políticas Públicas do Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Aveiro.
Entusiasta da área de Museologia, já visitou diversos tipos de instituições em diversos países, atuou em trabalho voluntário na preparação de uma proposta para implantação do Memorial do Desenvolvimento Tecnológico de São José dos Campos–SP, Brasil e apresentou projeto para o Fundo Municipal de Cultura para criação de um Centro Interpretativo da Indústria de São José dos Campos em 2016.
Participou como investigadora voluntária do CITE Centro para a Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo INESC TEC – Portugal. Tem trabalhos publicados que podem ser
consultados no link https://www.researchgate.net/profile/Mariana_Oliveira50.
Atualmente, é coordenadora científica do Projeto Desenvolvimento Sustentável, na prática em execução na Rede de Museus de Famalicão, Pt e foi coordenadora técnica e científica e Proponente do Projeto de pesquisa denominado Desvendando o Desenvolvimento Sustentável nos museus, financiado pelo Fundo Municipal de Cultura da Fundação Cassiano Ricardo e Prefeitura de São José dos Campos. Este Projeto de pesquisa na área de políticas públicas para o Desenvolvimento Sustentável que teve seu relatório final aprovado em outubro de 2023; um dos resultados do Projeto, foi a publicação de um Guia de Boas Práticas para Museus, disponível para consulta no link: https://issuu.com/mraeo/docs/guia_de_boas_pr_ticas_ods_para_museus_de_s_o_jos_.
Em 2024, coordenou o Projeto para normatização de Acervos do Museu de Esportes de São José dos Campos, que resultou em um Guia para normatização de acervo.
Tem experiência em desenvolvimento de Projetos Museológicos relacionadas à programação, gestão de acervos e gerenciamento de equipes e organização de processos de rotina do Museu, como elaboração e planos para processos de conservação e restauro de acervos, elaboração de projetos para captação de recursos e financiamento e organização de eventos no setor museológico.
Seu Diploma estrangeiro de MSc em Museologia foi reconhecido pela Universidade de São Paulo em 2024 e ainda, possuí registro de museóloga no Conselho Regional de Museologia da 4 Região, carteira profissional COREM 4R 476 III.
Referências Profissionais: