Mariana Rodrigues de Almeida Espel de Oliveira | Museóloga (COREM 4R 476 III)

Fundadora da Usina Eureka, Mariana Espel de Oliveira é museóloga com trajetória internacional e experiência na gestão estratégica de acervos e instituições culturais. Mestre em Museologia pela Universidade do Porto (Portugal), sua dissertação deu origem ao modelo de negócio “Usina de Eureka. Museus como impulsionadores da inovação”, marca registrada no INPI que hoje fundamenta a atuação da empresa. Sua formação multidisciplinar inclui o Bacharelado em Administração de Empresas e especializações em Patrimônio Cultural e Museologia pela Universidade de Coimbra, além de Ciência Política com ênfase em Políticas Públicas do Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Aveiro.
Com o diploma de Mestrado reconhecido pela Universidade de São Paulo (USP) e registro profissional no Conselho Regional de Museologia (COREM 4R), Mariana coordena projetos complexos que unem salvaguarda, inovação e sustentabilidade. Recentemente, em 2025, foi a responsável pela coordenação técnica e científica do Plano Museológico e do Projeto Museográfico do Centro de Memória do TRT-2. Sua atuação em políticas públicas se destaca pela coordenação de projetos financiados pelo Fundo Municipal de Cultura da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, incluindo a pesquisa sobre Desenvolvimento Sustentável nos Museus e, atualmente, a execução do projeto voltado à Preservação do Patrimônio Cultural da Indústria Cerâmica de São José dos Campos, um marco para a memória fabril da região.
Especialista em planejamento museológico, gestão de equipes e captação de recursos, Mariana possui experiência internacional como investigadora no CITE (INESC TEC – Portugal) e na Rede de Museus de Famalicão. Seu trabalho esta focado na visão dinâmica da museologia contemporânea, transformando museus em espaços de engajamento social e desenvolvimento. Com diversas publicações e guias de boas práticas, Mariana lidera a Usina de Eureka com o objetivo de garantir pelos serviços prestados a preservação da memória institucional e o fortalecimento da identidade cultural de seus parceiros através de soluções técnicas baseadas em conceitos de gestão.
Referências Profissionais: